PADRE NICOLAU CARPINELLI
Uma rua de Nazaré Paulista – Rua Padre Nicolau
PADRE NICOLAU CARPINELLI:
Natural e ordenado padre na Itália, veio para o Brasil, sendo nomeado Pároco da nossa Igreja Nossa Senhora de Nazaré em 1865, permanecendo na sua administração até 1887.
Pouco se sabe deste sacerdote, de sua origem e ascendência; mas é perfeitamente presumível que tenha sido um padre profético e servidor de Cristo, servidor de Deus e servidor dos homens nazareanos, e, por um longo período, pois aqui permaneceu por longos 22 anos, sendo merecedor do nome de uma das principais ruas da nossa cidade.
Os Registros:
Encontramos os seguintes registros do Padre Nicolau nos Arquivos da Cúria Metropolitana de São Paulo:
-1871: Pediu licença de 15 dias.
-9/Novembro/1879: …”Registrou compromisso dos Irmãos fundadores da Confraria de São Benedito, ereta na Vila de Nazareth. Possível data da implantação das famosas festas de São Benedito e de São Sebastião em nossa cidade, com os memoráveis desfiles e torneios de cavalos no pátio da Igreja.
Foram Irmãos fundadores:
-João Gonçalves de Oliveira,
-Joaquim Gonçalves de Oliveira,
-Matheus Antônio Pinheiro,
-José Gonçalves de Oliveira Sobrinho,
-José Cirino da Silva,
-Antônio Joaquim Rodrigues, e
-José Antonio Pinheiro.
-21/Outubro/1881: “…recebeu do Presidente da Comissão encarregada das obras da Matriz, numerário destinado ao pagamento de sacos de cal e para pagamento de serviços dos pedreiros: João Manoel de Almeida e Albino José Barbosa…”
É este pagamento um indício de que ele promoveu a reforma da Igreja.
A Família Carpinelli:
Da família italiana Carpinelli, além do Padre Nicolau, nossa comunidade também desfrutou do convívio de um outro ilustre cidadão, o Professor Licínio Carpinelli, nascido em Nazaré em 2 de setembro de 1891, falecido em Atibaia em 1981, e que em 1920 foi diretor da atual Escola Francisco Derosa, provavelmente o seu primeiro diretor e dirigiu por longo tempo o Colégio Major Juvenal Alvim de Atibaia. Foi também Delegado de Ensino e Presidente do CPP, Centro do Professorado Paulista.
Francisco Carpinelli, pai do Professor Licínio e irmão do Padre Nicolau, veio para o Brasil em 1879, vindo residir em Nazaré.
A Rua Padre Nicolau:
É uma das ruas mais compridas e antigas da nossa cidade. Ela se inicia desde a confluência com a Rua Coronel Benedito Bueno, onde se situa a lanchonete do Sr. João Turma, antiga propriedade de Nicolau “Laranja” e se estende até a Praça dos Expedicionários, onde se localiza o Mercado Souza Bueno, encontrando com a Rua João Rodrigues dos Santos (eram as ruas principais da antiga “Nazareth”, a Rua Direita e a Rua Triste).
Sua denominação inicial de “Rua Triste” era devida à ausência de estabelecimentos comerciais, ausência de iluminação elétrica ou à querosene e à característica simples e sombria dos seus casarões. Contava unicamente com duas farmácias, a do Sr. “Dito da Farmácia”, ele falecido e a farmácia inexistente, e a do Sr. Oliveira Canedo, a farmácia Santa Rita.
Os Antigos Proprietários/Moradores da Rua Padre Nicolau, em 1925:
- Herdeiro do Padre Nicolau Carpinelli
- João Vergara
- Seraphina de Andrade Franca
- Joaquim Avelino Pinheiro
- Messias de Carvalho
- João Batista de Almeida
- Claudino Miranda de Almeida
- Henrique Antonio Pinheiro
- Lourenço Alves da Silva
- Benedito e Antonio Pedroso
- Luiz Rodrigues dos Santos
- Francisco Antônio Derosa
- Pedro Rodrigues Pinheiro
- Generoso Antonio Gonçalves
- Francisco José Benedito
- Júlia de Medeiros
- Melchior José de Pontes
- Quirino Lopes da Cunha
- Ignácio Alves da Silva
- Antonio Joaquim Pinheiro
- José Abrahão
- Moisés Antonio de Moraes
- Antonio Silvestre Barbosa
- Herdeiro de José Antonio Pinheiro
- Sebastião Rosa
- Moysés Cordeiro de Campos
- De Joaquim Antônio de O. Padilha
- Honório Feliciano
- Benedito Antonio da Silva
- Francisco Rodrigues
Be the first to reply